"VIVAcidade - muito mais que imagens da cidade"                          "Para facilitar a navegação no VIVAcidade, utilize as barras de navegação com links relacionados que estão acima dos títulos dos conteúdos - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade informa: nas eleições, consulte o passado de seu candidato antes de votar"                          "VIVAcidade - o olhar direto na sustentabilidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
22.07.2008. Cidade carioca lança eco-táxis

 (*) Agência de Notícias

Ao completar 54 anos, Volta Redonda, no Sul Fluminense, saiu na frente como a primeira cidade brasileira a ter circulando um modelo de táxi moderno e ecológico: eco-táxis, triciclos que são sucesso nas principais cidades da Europa e da Ásia.

A inauguração de quatro triciclos públicos foi a sensação da festa de comemoração do aniversário da cidade. O evento marcou também o lançamento do programa Pedala VR, financiado pelo programa Pedala Brasil, do Ministério das Cidades, e que teve o apoio do programa Rio-Estado da Bicicleta, da Secretaria Estadual de Transportes.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, o secretário de Transportes, Julio Lopes, e a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, estiveram presentes e deram a largada do passeio ciclístico, que percorreu cinco quilômetros no centro de Volta Redonda.

O ministro Marcio Fortes fez questão de conduzir o triciclo, dando carona aos dois secretários. O ministro destacou "o quanto é fundamental o estímulo ao uso de transportes não motorizados, como a bicicleta, numa época em que a maioria das grandes cidades do Brasil tem problemas de trânsito."

- Nós queremos integrar os modais. Precisamos investir em ciclovias e em bicicletários para que a população deixe suas bicicletas no metrô, por exemplo, e assim diminuir uma viagem. São formas de evitar o congestionamento e a agressão ao meio ambiente. Isto está nas diretrizes do governo – explicou Marcio Fortes.

Inicialmente, quatro "eco-táxis" vão transportar moradores em 35 quilômetros de ciclovias e faixas cicloviárias que a prefeitura está construindo em Volta Redonda. Os triciclos foram projetados para um ciclista/motorista e dois passageiros na parte de trás. Os modelos lançados hoje têm as cores amarelo e branco e levam a logomarca do governo Federal, do Ministério das Cidades e do programa estadual Rio-Estado da Bicicleta.

O secretário de Transportes, Julio Lopes, agradeceu o empenho do ministro Marcio Fortes na divulgação do projeto e destacou a importância da utilização de veículos não-poluentes para a preservação do meio ambiente.

- A presença da secretária Marilene Ramos mostra a importância do sistema cicloviário para a preservação do meio ambiente. Quando nós optamos por veículos não-motorizados, aumentamos a qualidade da cidadania. O ministro tem uma grande sensibilidade e percebeu a importância das bicicletas para melhorar não só os sistemas de transporte público, mas a qualidade de vida das pessoas – afirmou o secretário de Transportes.

O secretário lembrou ainda que centenas de cidades, em todo mundo, estão investindo e aperfeiçoando seus sistemas cicloviários. Em 29 delas, como Paris, Lyon, Amsterdã, Barcelona, Atenas, Roma, Berlim, Tóquio e Hiroshima, os "eco-táxis" são um sucesso.

- Isso é uma tendência mundial e Volta Redonda está se tornando uma cidade muito chique, pois esse sistema existe nas principais cidades do mundo. Distâncias de quatro a cinco quilômetros podem ser percorridas de bicicleta. Na Alemanha, 15% das viagens são realizadas de bicicleta e esse número não pára de crescer. Precisamos conscientizar o maior número de pessoas de que elas não precisam apenas do carro para se locomover. Existem alternativas muito interessantes, como os triciclos e as bicicletas, que podem suprir a necessidade do carro e ao mesmo tempo contribuir para um ar mais puro – frisou Julio Lopes, que pretende implantar os "eco-táxis" na orla do Rio e no Caminho Niemeyer, em Niterói.

Marilene Ramos destacou a importância do combate à poluição e à emissão de gás carbono na atmosfera e parabenizou a Secretaria de Transportes e a cidade de Volta Redonda pela iniciativa.

- Se cada cidade tiver o cuidado de reduzir a pressão sob o meio ambiente e a quantidade de poluentes, certamente o futuro do planeta estará menos ameaçado. Volta Redonda está completando 54 anos mostrando que é uma jovem cidade ao optar pelo uso da bicicleta - comentou a secretária do Meio Ambiente.

(*) Ministério das Cidades - 18.07.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central