"VIVAcidade - toda a estrutura da cidade no seu computador"                          "VIVAcidade - o ano todo homenageando Sorocaba"                          "VIVAcidade - muito mais que comércio e serviços nas regiões da cidade"                          "Motorista, use sempre o cinto de segurança - VivaCidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
20.07.2008. Lei Seca “pegou” e faz um mês

 (*) Nossa Opinião

Quando a chamada Lei Seca (Lei 11.705/08) entrou em vigor no dia 20 de junho, muitas pessoas ficaram preocupadas sobre o que poderiam ou não ingerir em relação aos etílicos.

Passado um mês da implantação da lei, as notícias são animadoras. As mortes no trânsito urbano e nas estradas em muitas cidades caíram em mais de 50%.

Em relação a mortes ou acidentes em estradas, a Lei Seca está forçando as seguradoras a reduzirem o valor cobrado já que o risco de acidentes está caindo a cada dia.

Outro benefício da lei é a redução nos números de atendimentos, liberando os leitos dos hospitais para pacientes com doenças não provocadas por imprudência de trânsito e nem por brigas em bares causadas por pessoas embriagadas.

É bom lembrar que não só o motorista embriagado pode causar acidente no trânsito. Um pedestre embriagado pode “cambalear” pelas ruas e ser atropelado ou fazer com que o motorista desvie do mesmo e colida seu carro com outro. Ou seja, o álcool no organismo causa acidente para quem o ingere, colocando em risco também os sóbrios.

Como já divulgado pela mídia, a multa para o motorista infrator é de quase mil reais. Quem for pego no bafômetro, além de ter que pagar a multa, terá a carteira de motorista suspensa por um ano. Fora os prejuízos morais e de constrangimento provocados pela ida do motorista embriagado a uma delegacia de polícia.

Por outro lado, a Lei Seca muda hábitos e já faz movimento de bares cair. Os bares e restaurantes estão tendo que adotar outras estratégias, oferecendo produtos alternativos para seus freqüentadores na tentativa de reduzir o prejuízo causado no faturamento.

Nos bares e restaurantes, muitas pessoas continuam consumindo bebidas alcoólicas, porém, entregam as chaves do carro para o acompanhante que não bebeu, provocando uma mudança nos hábitos dos motoristas.

A verdade é que a Lei Seca “pegou” e toda a população a está apoiando, entendendo que o álcool reduz a capacidade de percepção do motorista, ainda que muitos não concordem e achem que a lei é muito rigorosa. Porém, basta que o próprio motorista, um amigo seu ou parente sofra um desastre fatal para que o mesmo reflita sobre o assunto.

As propagandas exacerbadas de bebidas na televisão também deverão se alterar já que estimular o consumidor ao hábito da bebida começará a ficar incoerente. O problema é que o consumidor daqui a pouco poderá processar judicialmente a empresa de bebida por tê-lo “induzido” a ingerir bebida alcoólica e fazer a empresa fabricante ressarcir seus prejuízos.

Aqui, vale uma observação: o governo demorou muito para tomar esta correta providência que poderia ter evitado muitas mortes. Esta lei já deveria ter sido promulgada junto com a lei que obriga o motorista a usar o cinto de segurança.

A Lei Seca cobra uma multa altíssima sim, porém, o valor da mesma fica insignificante diante do valor de uma vida, para quem a valoriza, é claro.

(*) Equipe VIVAcidade - 20.07.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central