"VIVAcidade - você tem a cidade"                          "VIVAcidade - cidade com cara de cidadania"                          "Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "VIVAcidade - a gente se liga na cidade!"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
18.07.2008. Sorocaba foi a 3ª de SP que mais empregou

 (*) Agência de Notícias

O número de contratações realizadas pelas indústrias localizadas nos 48 municípios que compõem a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Sorocaba) em junho é positivo. O dado é da pesquisa de Nível de Emprego Regional da Indústria (Neri), realizada mensalmente pela entidade com as 300 empresas associadas ao Ciesp-Sorocaba.

Segundo a pesquisa, no mês passado o emprego industrial na região cresceu 1,19%, o equivalente a cerca de 1.026 vagas a mais. Esse é o terceiro melhor resultado entre as 35 diretorias do Ciesp em todo o estado, sendo que a região de Sorocaba ficou atrás apenas de Matão (3,04%) e Sertãozinho (1,31%). Os piores números ficaram com Franca (-1,22%), Santos (-2,00%) e Jaú (-2,14%).

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o cenário atual da região é ainda melhor, já que em junho de 2007 a variação foi de apenas 0,14%. Mais precisamente, o resultado é o melhor para o mês de junho desde 2000, quando a pesquisa começou a ser elaborada.

Os setores que mais contribuíram para o resultado apresentado no mês passado foram os de Material Elétrico, Eletrônico e de Comunicação (9,30%), Produtos Alimentares (3,65%) e Metalúrgica (2,84%). O índice só não foi melhor devido à variação negativa do setor de Material de Transporte (-4,10%).

Ainda de acordo com a pesquisa, a capital paulista registrou variação negativa de -0,18%, enquanto que o resultado em todo o estado de São Paulo foi de 0,21%. Em 2008, mais de 4,6 mil pessoas foram contratadas pelas indústrias da região

Dois mil e oito está sendo um ano positivo para as indústrias da região de Sorocaba e o bom momento do setor reflete-se nas contratações realizadas. Para se ter uma idéia, somente nos primeiros seis meses do ano, o nível de emprego industrial da região cresceu 5,46%. Esse índice representa a criação de aproximadamente 4.604 postos de trabalho na indústria.

Entre as 35 diretorias regionais do Ciesp em todo o Estado, a região de Sorocaba é a 11ª que mais contratou no primeiro semestre de 2008. Já nos últimos 12 meses, o acréscimo foi de 7,78%, com 6.480 trabalhadores a mais.

Em janeiro de 2008 o índice apresentado foi de 1,25%, equivalente a 1035 vagas nas indústrias da região. Já fevereiro foi o único mês do ano que apresentou resultado negativo. A queda de -0,18 resultou na redução de 147 postos de trabalho.

No mês seguinte, a variação de 0,83% gerou 689 empregos industriais e a região fechou o primeiro trimestre com o resultado de 1,90% e o aumento de 1577 postos de trabalho.

Já em abril, o índice positivo manteve-se (1,44%), o que significou 1214 vagas. Maio apresentou variação de 0,95% e acréscimo de 787 trabalhadores e em junho o resultado de 1,19% gerou 1026 empregos na indústria. O saldo do segundo trimestre é de 3027 trabalhadores a mais e variação de 3,55%.

O resultado apresentado em 2008 e que coloca a região de Sorocaba em posição de destaque fica ainda mais fácil de ser visualizado quando comparado com os números dos anos anteriores, já que este é o melhor índice para o primeiro semestre desde 2000.

Ao fazer uma releitura dos últimos três anos, é possível notar que durante todo o primeiro semestre de 2005, o índice apresentado pela região ficou abaixo do resultado registrado somente em junho de 2008: 0,11%, o equivalente a 84 novas oportunidades.

Em 2006, ano considerado atípico por muitos empresários locais, a situação era ainda mais crítica, já que o saldo do primeiro semestre ficou negativo. A variação de -0,87% ocasionou 703 demissões principalmente no setor de Máquinas e equipamentos.

Aos poucos, a indústria regional foi superando essa fase. Já no primeiro semestre de 2007 o acréscimo de 1,23% significou a criação de 980 vagas, chegando, em 2008, no melhor resultado apresentado pela região desde que a pesquisa Neri começou a ser realizada, em 2000.

(*) Canal Executivo - 17.07.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central