"Colabore com a segurança da cidade de Sorocaba: Disk-Denúncia 181"                          "VIVAcidade - muito mais que opinião"                          "VIVAcidade - muito mais que pesquisas"                          "VIVAcidade - a gente se emociona com a cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
07.07.2008. A interiorização das indústrias em SP

 (*) Agência de Notícias

“As indústrias ainda estão muito concentradas na cidade de São Paulo (SP). Já existe uma tendência de expansão para o interior, mas esse movimento precisa ser mais forte”.

A afirmação é do economista Miguel Matteo que participou da mesa “O Futuro da metrópole industrial”, no lançamento do Conselho de Desenvolvimento das Cidades, em São Paulo. O objetivo do Conselho é promover a discussão de soluções viáveis para os problemas que a cidade enfrenta.

Segundo o economista, o processo de descentralização já é uma realidade, pois as empresas buscam diminuir seus custos, espaço para crescer e um sistema logístico que favoreça o escoamento da produção. Mas para que esse movimento comece a influenciar a qualidade de vida na capital, ele precisa ser mais intenso. 36% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista - soma de todas as riquezas produzidas – ainda é gerado na capital. “Para ter uma idéia, 440 municípios de São Paulo dividem 5% do PIB total do estado”, disse.

“O tamanho da economia do município de São Paulo é igual ao PIB do Chile. Os municípios do ABC têm o PIB do Uruguai e a soma das riquezas produzidas no estado de São Paulo é igual a da Argentina. Enquanto isso, Campinas, Sorocaba, Santos, São José dos Campos, em conjunto com a região metropolitana de São Paulo, somam 90% da produção industrial do estado de São Paulo e 40% da produção do país. Uma economia gigante”, detalhou.

Rumo ao interior

Durante a apresentação, Matteo lembrou que além das indústrias, a população também tem buscado o interior para fugir dos problemas da capital. Apesar disso, muitas pessoas mudam o local da moradia para o interior, mas, como parte das empresas acaba ficando na capital, precisam se deslocar diariamente. “São Paulo já é uma macrometrópole. É só olhar as Rodovias Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares e Dutra pela manhã”, lembrou os congestionamentos que atingem as estradas que servem a capital paulista.

“Nesse modelo voltado para o automóvel, as pessoas vivem cada vez mais longe e é cada vez mais difícil chegar ao destino. Quem fugiu de São Paulo para morar em Alphaville – condomínio de luxo da Grande SP -, por exemplo, por causa do trânsito, está começando a repensar um pouquinho. A pessoa até chega antes, mas antes no congestionamento. Hoje em dia, quem mora no interior acaba que fazendo sua vida por lá”, exemplificou Matteo.

Outro processo observado pelo economista é o da descentralização das indústrias dentro da própria cidade de São Paulo. “O Centro industrial de Itaquera, por exemplo, têm bons terrenos. Algumas atividades já estão se movendo para lá. A dinâmica da indústria e dos serviços vai atrás dessa descentralização. Ainda que pequeno, já percebemos o aumento de indústrias na região Leste, reflexo de ações da prefeitura, que deseja promover a área, que é carente de infra-estrutura e malha viária, tornado-a um grande pólo”, concluiu.

Por Vivian Lobato.

(*) Aprendiz - 03.07.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central