"Divulgação na internet: a melhor maneira de realizar negócios - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - não polui o meio ambiente"                          "VIVAcidade - a melhor tecnologia da comunicação"                          "VIVAcidade - a tecnologia comunica-se com a cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
27.06.2008. Dois recordes e um silêncio

 (*) Eduardo R. Gomes

Os meios de comunicação têm repetidamente mostrado nos seus noticiários dois recordes que são próximos, sem, contudo, explorar as relações entre eles: os recordes de produção da indústria automobilística e de congestionamentos da cidade de São Paulo e de outras grandes cidades. Além de ressaltar o lado positivo do primeiro recorde para a economia, o noticiário tem basicamente explorado, no caso dos congestionamentos, os impactos negativos que eles provocam - e o que o governo pode fazer para solucionar estes problemas.

Dos dois recordes, o dos congestionamentos tem recebido um profundo silêncio por parte da indústria automobilística.

Naturalmente, os congestionamentos não são causados apenas pelos recordes de produção de veículos. Eles têm relação direta com a utilização, pelo consumidor, desses automóveis - e mesmo com o tipo de veículo que as montadoras têm produzido. Sobre este último aspecto, por exemplo, não se ouve uma única palavra da parte dos fabricantes acerca de carros mais econômicos, menos poluidores e mais seguros, que certamente já existem.

Por outro lado, quanto ao uso dos veículos, creio que seria mais que natural, ainda mais com a preocupação das empresas no Brasil de hoje em serem "socialmente responsáveis", que a indústria se colocasse como um interlocutor no encaminhamento de soluções para os congestionamentos, assim como para outros problemas que têm relação direta com o seu produto. Até mesmo, porque o setor corre o risco de ver os anúncios que mostram carros se movimentando livremente pelas ruas se tornarem pura ficção.

E o que poderiam fazer os fabricantes, além de melhorar a qualidade dos produtos que oferecem (aliás, sem que os itens relacionados a essa melhora de qualidade sejam tratados como acessórios presentes apenas nos modelos de luxo)? Creio que os fabricantes podem, no mínimo, se manifestar no debate público sobre os problemas do sistema de transportes do país, opinando não só sobre os congestionamentos e as alternativas para o trânsito nas grandes cidades, mas também sobre o destino das taxas e impostos que incidem sobre os veículos, os modelos de privatização das rodovias, entre outras questões. Talvez devam fazer isso porque uma solução duradoura dos problemas de transporte no país depende também do envolvimento das montadoras como indústria e como um membro de nossa sociedade.

Este silêncio fica ainda mais surpreendente quando empresas de outros ramos tomam uma posição sobre o assunto, como pode ser visto na instalação de bicicletários nas estações de metrô do Rio de Janeiro pela Sul América Seguros. Claro que ninguém imagina que isto irá resolver os problemas do trânsito da metrópole carioca, mas tal iniciativa - mais que louvável, diga-se de passagem - mostra que há vários espaços para que as empresas (automobilísticas, inclusive) mostrem uma voz colaborativa em questões que afetam a sociedade em geral, como é o caso dos congestionamentos.

(*) Eduardo R. Gomes é doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago, Professor de Responsabilidade Social do MSG/LATEC, UFF. Artigo publicado pelo Instituto Akatu.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central