"Divulgação na internet: a melhor maneira de fixar a sua marca no mercado - Equipe VIVAcidade"                          "Campanha contra a dengue: evite o acúmulo de água, procure doar latas, garrafas e potes plásticos fora de uso - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - muito mais que localização"                          "VIVAcidade - a sua vida acontece na cidade, a sua cidade acontece aqui"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
26.06.2008. Curta-metragem de Votorantim ganha prêmio

 (*) Assessoria de Comunicação

O curta-metragem "O Ciclo da Luz" conquistou o prêmio de Melhor Edição no II Festival de Cinema de Santa Cruz das Palmeiras, promovido pela Associação Cultural Moinho Del'arte. A premiação ocorreu em 21 de Junho.

O vídeo, dirigido e editado por Marcelo Domingues, foi o resultado de uma Oficina de Cinema e Vídeo realizada em Votorantim no segundo semestre de 2006.

A história traz o olhar filosófico de um operário (interpretado pelo protagonista Rafael Ramos) sobre as pessoas e os lugares rotineiros. Cerca de 30 atores participaram da obra, que teve a maior parte das gravações realizadas em um ônibus. A narrativa foi baseada no conto "Cotidiano", do votorantinense Carlos Donisete de Oliveira. O trajeto foi o mesmo descrito no conto original: o caminho percorrido pela linha de ônibus que saí do terminal urbano de Votorantim, rumo ao terminal de ônibus de Sorocaba.

O filme demorou um ano para ser concluído e tem duração de 10 minutos. As imagens são em preto e branco, e foram fragmentadas e compostas em ritmo intenso, com narrativa em off e intensa sonoridade.

O projeto é resultado da oficina de cinema e vídeo coordenada por Marcelo Domingues no segundo semestre de 2006 em Votorantim, através da oficina cultural Grande Otelo em parceria com a prefeitura municipal daquela cidade. Da oficina surgiu o roteiro e a equipe técnica para a realização do curta. O roteiro foi baseado no conto "cotidiano" do votorantinense Carlos Donisete de Oliveira.

A história é rodada, quase que toda, no interior de um ônibus, através da ótica de um operário entediado com a vida e a rotina diária a que é submetido. Para ele, todo dia começa e termina do mesmo jeito. Em crise existencial, o protagonista lança um olhar crítico e até filosófico sobre as pessoas e lugares comuns que o cercam. A solidão e a frenética passagem do tempo dos dias atuais, principalmente nas grandes cidades, são algumas questões abordadas.

Para a gravação foi utilizado um ônibus que serviu como uma espécie de locação móvel, já que a maior parte do curta se passa no interior do coletivo. O trajeto foi o mesmo descrito no conto original, com o veículo saindo do terminal rodoviário de Votorantim e chegando no terminal de Sorocaba. Além do protagonista (interpretado por Rafael Ramos), o elenco de apoio foi completado por aproximadamente 30 atores.

A Narrativa, conduzida pelos pensamentos em off do protagonista, tem um ritmo frenético composto por imagens fragmentadas em preto e branco e intensa sonoridade. A duração do curta é de 10 minutos.

A equipe é formada por: Marcelo Domingues (Direção e Edição), Luciana Lopez (Assist. Direção), Renata Rocha, Fabiana Caramez (Produção), Ricardo Camargo (Fotografia), Bruno Lottelli e Rodrigo Florentino (Assist. de Fotografia), Fabiana Caramez, Rodrigo Lopes, Renato Cimers, Gerson Recicla (Roteiro), Rodrigo Florentino (Trilha Sonora), Lisa Blake (Continuidade), Quitéria Maria (Figurinos), Adriana Almeida, Gui Martelli, Paulo Farias, Mika Rodrigues, (Assist. Produção).

Por Luciana Lopez.

(*) Secretaria de Cultura de Votorantim - 26.06.2008

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central