"VIVAcidade - muito mais que cultura"                          "Motorista, crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - veja a cidade"                          "VIVAcidade - muito mais que um guia"                          
» Voltar para a lista de eventos » Saiba como funciona a Agenda de Eventos VIVAcidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
29/12/2012 - Opinião: O Trânsito em Sorocaba


Sorocaba - Confira a seguir a opinião de Luís Renato Cruz, do Site VIVAcidade, de Sorocaba, sobre o trânsito em Sorocaba e transportes alternativos.

A questão cultural é um dos grandes problemas que afetam o trânsito. Equilibrar a quantidade de carros em circulação com a qualidade de vida de pedestres e motoristas tornou-se um dos maiores desafios das cidades em todo o mundo.

É preciso, portanto, buscar formas de desestimular o uso do carro e convencer o usuário do veículo individual de que o meio de transporte coletivo (ônibus) ou individual alternativo (bicicleta) também tem os seus benefícios.

Não temos, por exemplo, o hábito da "carona solidária" na qual um único veículo transporta várias pessoas para o mesmo destino ou região da cidade. Pelo contrário, o que mais vemos hoje em dia são carros apenas com o motorista a bordo. Só com esta medida já poderíamos reduzir o número de carros que ocupam espaço e se amontoam nas vias, além de reduzir o "stress" e a poluição provocados pelos congestionamentos.

Outra medida seria a criação de corredores viários exclusivos para a circulação dos ônibus. Uma das questões que a Urbes trabalha atualmente é como liberar as faixas viárias que ficam junto às calçadas em grandes avenidas. Tais faixas viárias que poderiam servir de corredor viário servem, na verdade, como estacionamento para veículos.

Por outro lado, a prefeitura vem inaugurando gradativamente as obras do "Sorocaba Total" com vários quilômetros de novas vias rápidas que são alternativas para várias regiões da cidade sem precisar o motorista passar pelo centro. Uma nova ponte na região do bairro Pinheiros, na fronteira entre as regiões Sul e Leste, também deve melhorar o trânsito.

Além de melhorar a fluidez do trânsito, é preciso estimular outras formas de transporte, como é o caso das bicicletas. Neste sentido, Sorocaba já tem dois projetos com bikes: O "Pedala Sorocaba", que estimula o uso das bicicletas nas ciclovias, e o IntegraBike, que empresta bicicletas gratuitamente à população. Há ainda na Urbes um projeto que pretende ligar todas as ciclovias da cidade, formando um grande anel cicloviário que interligará os principais parques de Sorocaba.

É bom lembrar que o uso da bicicleta não apenas reduz a poluição sonora e aérea nas cidades como também traz benefícios para a saúde de seus usuários, diminuindo os gastos com a saúde provocados pelo sedentarismo.

Em cidades de primeiro mundo, o conceito de via vem sendo outro. No caso, a via é um complexo que serve para todos os tipos de deslocamento: pedestre (calçada), ciclista (ciclovia), usuário de ônibus (corredor) e motorista (rua). Além disto, as vias são arborizadas.

Como Sorocaba é uma cidade antiga, sua estrutura viária está sendo modificada com o tempo. Novas vias já estão com ciclovias, recuos, passeios públicos, iluminação com fiação subterrânea, arborização, sinalização, etc. Já as antigas ruas e avenidas passam por adaptações possíveis de serem feitas e somente quando necessárias, a partir de estudos científicos.

É bom lembrar que a Urbes já trabalha na elaboração do Plano Diretor de Transporte e Trânsito. Uma empresa especializada fará o levantamento minucioso de todas as informações referentes ao transporte e ao trânsito de Sorocaba bem como uma pesquisa de opinião pública.

Como é de nosso conhecimento, o ritmo de inserção de novos veículos diariamente nas vias de Sorocaba é maior do que o ritmo necessário para a elaboração de projetos de trânsito já que demandam tempo para serem planejados e construídos com toda engenharia e recursos. Resumindo: comprar um carro e colocá-lo no trânsito é muito mais rápido e fácil do que construir avenidas ou pontes para que o mesmo possa circular.

Novos hábitos como deixar o carro na garagem algumas vezes durante a semana, pegar carona, usar o ônibus ou a bike, fazer caminhada até o ponto do ônibus e andar a pé são atitudes saudáveis que contribuem para a melhoria do trânsito da cidade.

Equipe VIVAcidade - 16.07.2012

Local e Endereço: VIVAcidade Sorocaba - R. Ângelo Elias, 689
Bairro: Jd. Santa Rosália
Região: Além Linha-Trujillo
Cidade: Sorocaba
CEP: 18090-100
Telefone: (15) 3231-7796
Telefone: (15) 3231-7796

LOCALIZE-SE: GUIA VISUAL

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui
 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central